Painel 2: Paisagem, Ambiente e Movimento


Este seminário explora as possibilidades e limites contidos nas nossas paisagens e a forma como infulenciam o nosso comportamento. Partindo de uma perspectiva exclusivamente portuguesa, as formas arquitectónicas e discursos que tem vindo a emergir na paisagem portuguesa, serão discutidos em complemento com conceitos de virtualidade, jogos de computador e programação 3D.

Oradores: Pedro Appleton, PT - arquitecto, Promontório Arquitectos;
Gonçalo Velho, PT – investigador e antropólogo, Instituto Politécnico de Tomar e Faculdade de Belas Artes do Porto;
John Klima, US/PT – artista e designer de jogos.
Moderador: Rui Trindade, CADA, PT.

Sex. 20 Junho - 15.30-17.30
Clube Português de Artes e Ideias
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29, 2o [ao Chiado]

Bios

Pedro Appleton
Pedro Appleton nasceu em Lisboa (1970), licenciado em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da UTL, em 1993, e pós-graduado em recuperação e conservação de edifícios históricos pelo IST, em 1993. Foi colaborador da Esso Portugal, e de vários ateliers de arquitectura antes de se associar ao PROMONTÓRIO. Trabalhou em produção de cinema e em teatro amador, e nos anos mais recentes, tem estado envolvido em projectos de divulgação de design universal e acessibilidade motora. Nesta área, tem participado em conferéncias, jurías e consultoria legislativo na qualidade de perito da Associação Portuguesa de Paralesia Cerebral.

Gonçalo Leite Velho
Gonçalo Leite Velho dá aulas no Instituto Politécnico de Tomar e está a finalizar o seu doutoramento em Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O tema do seu doutoramente é a problemática da (re)construção de uma colina monumental datada do III-II milénio a.C. (Castelo Velho de Freixo de Numão).
No seio da sua investigação tem explorado os temas da Paisagem, Tempo, Arquitectura, Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Tridimensional.
Nos últimos anos tem participado em vários projectos europeus. Neste momento lvimento inclui os projectos:Trans-formations (projecto que envolve as áreas da Arqueologia, Arquitectura, Estudos da Paisagem e Arte Contemporânea e que pretende explorar os conceitos de Techne e Poiesis no “Hervorbringen” da Paisagem “enquanto meio de desenvolvimento sustentável), Travel in Europe (um MMOG em que o Património é o tema de fundo, e em que se procura explorar novos interfaces de jogo), Hallerstein (projecto que envolve a China, Eslovénia e Austria centrado na figura de Hallerstein e que procura explorar a ligação entre a arte Contemporânea, o Património e a Tecnologia).

John Klima
John Klima employs a variety of technologies to produce artwork with hand-built electronics, and computer hardware and software. Consistently connecting the virtual to the real, Klima builds large scale electro-mechanical installations driven by 3D game software he programs from scratch. The virtual computer imagery mirrors and extends the potential and agency of the physical components to produce cohesive worlds that are both humorous and sinister.