Patchery, Laetitia Morais, PT
A categorização das espécies em hierarquias particulares definidas pelas ciências requer reavaliação. Os humanos tendem a apropriar-se da natureza, tentando nos seus movimentos domesticá-la, para isolar elementos da mesma que possam ser alcançados e controlados. ‘Patchery’ reflecte sobre este assunto e também sobre as relações natural-artificial; perda-ganho; espaço-ponto e origem-classe.
O peixe é um “animal silencioso”, um sÃmbolo de simplicidade frágil, sem acções racionais. É montado um aquário com um único peixe dentro. Os movimentos do peixe são capturados por uma câmara e representados graficamente. Como observadores, os nossos movimentos são também captados, e um pequeno jogo é estabelecido entre o observador e o peixe.
Credits
Laetitia MoraisBio Abreviada
Desde 2004, Laetitia Morais tem vindo a pesquisar a relação entre a electrónica e a natureza, bem como a história das suas representações gráficas como modo de natureza imitada ou copiada.
Explorando a relação entre a simbiose orgânica e artificial, Laetitia Morais começou a utilizar o código digital de modo a examinar algoritmos de plantas unicelulares. Definiu um corpo de trabalho no qual se mapeiam “limbos biológicos” de modo a criar uma série de obras visuais generativas. Este método permitiu delinear um conjunto de regras estéticas, através das quais Laetitia Morais, pode comparar diferentes exemplos e permitir que outras transmissões genéticas se realizem a partir das suas projecções gráficas, de pendor quase arquitectural.
Original de França, actual residente em Portugal, Laetitia Morais, é formada em pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e em cinema/vÃdeo e artes sonoras pela Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha. Em paralelo com a sua prática individual, a sua aproximação à criação de obras visuais generativas em tempo-real levou-a a colaborar com engenheiros electrónicos (INESC); produções de TV (RTP - abre-te Sésamo); teatros (TAGV + Marionetas); e músicos (Vitor Joaquim, Zavoloka, Mosaique, Rui Monteiro).