Crackle Canvas, Tom Verbruggen, NL


‘Crackle-Canvas’ é o nome de uma série de ‘objectos sonoros’ que Tom Verbruggen tem vindo a desenvolver e apresentar em contexto performativo. ‘Crackle-Canvas’ é uma série de pinturas interactivas, que podem ser tocadas reproduzindo sons ou ruídos.

Cada ‘pintura sonora’ é feita a partir de tela, colunas, interruptores, botões e cabos que podem ser ligados e ‘tocados’ na tela.

Os primeiros trabalhos da série ‘Crackle Canvas’ foram criados em tela branca e tocados por Verbruggen no contexto performances em galerias. A segunda e terceira série envolviam cores, utilizando, por exemplo, telas pretas e cabos coloridos que eram tocados geralmente pelo artista ou por membros do público das performances. A versão mais recente de Crackle Canvas (2008), que será apresentada no Festival UM, e pela primeira vez em Portugal, tem um interface via écran. Este foi criado com a intenção de incentivar o uso das telas por parte do público durante o período de exposição.

PERFORMANCE INAUGURAL DE CRACKLE CANVAS: 19 Junho
EXPOSIÇÃO: 19 Junho - 3 Julho
LOCAL: Av. 24 Julho, 60 (a Santos)

Credits

Tom Verbruggen

Bio Abreviada

Tom Verbruggen é um artista independente e músico que vive em Eindhoven, Holanda. Faz tours regulares como TokTek e com as Crackle-Canvas e já fez outras performances, tais como ‘Moederkoek’. Colabora regularmente com vários músicos e artistas e faz parte do colectivo de artistas N.I.P. (UK, NL, PT).