Tape Loop, André Gonçalves, PT
‘Tape Loop’, prolonga a exploração de André Gonçalves no campo da produção visual analógica responsiva, que tem o seu inÃcio em inputs digitais.
‘Tape Loop’ continua essa exploração reinventando usos para produtos tecnológicos considerados obsoletos, controlando digitalmente processos mecânicos enquanto cria instalações mecanizadas. Tendo por motivo inspiracional os grandes gravadores de fita dos anos 50, com ‘Tape Loop’ dá um passo em frente, desconstruindo e fazendo uso do mecanismo de funcionamento de um VÃdeo expandindo-o por toda uma parede.
‘Tape Loop’ pretende reflectir não só sobre a tecnologia de que faz uso, ou como ela é usada, mas na sua forma final, pode ser visto como um retrato do ciclo de vida de um produto, do ciclo fechado do consumismo, como as tecnologias são ciclicamente introduzidas nas nossas vidas, como o novo se torna velho enquanto ao mesmo tempo caricatura de forma algo irónica a prática da arte novos media e a sua cultura.
Credits
André GonçalvesBio Abreviada
Desde os anos 90 que o artista multifacetado André Gonçalves tem vindo a trabalhar em campos tão diversos como: música, vÃdeo, instalação e performance. Alguns projectos recentes incluem instalações interactivas, entre elas ‘Resonant Objects’, ‘I Thought Some Daisies Might Cheer You Up’ e ‘You Got Me Floating’.
André já apresentou o seu trabalho nos Estados Unidos, Europa e América do Sul e em 2004 recebeu a prestigiosa ‘Bolsa Ernesto de Sousa’ para investigação na área da arte transdisciplinar. A sua discografia inclui lançamentos nas editoras Grain of Sound, Crónica Electrónica e Sirr (PT), Efervescence (FR), Cherry Music (JP), Winds Measure (US) e Antmanuv (CAN).